vendredi 28 janvier 2011

Porque Québec?

Bonjour!

Hoje decidi explicar o porquê vir morar no Québec. Eu percebi que falei sobre o frio, o Natal, Ano Novo, bla bla bla.... mas dai vem a pergunta: "Que que essa cearense foi fazer em Montréal???"
Dai vem minha resposta, que é longa.....  :)
Primeiramente, nunca pensei que um dia fosse ao menos visitar o Canada, quem diria morar! Mas também nunca morri de amores pela minha terra (calma, isso nao quer dizer que eu nao goste do Brasil!!!). 
Quando eu era criança, sempre tive o sonho de conhecer a França, amava a lingua, a cultura, as paisagens, enfim. Na escola, nunca gostei de Historia, mas adorava estudar a Revoluçao Francesa, so por causa das imagens no meu livro, hauhaua!!
Pois eis que um dia, no meu primeiro emprego (num cyber...), estava eu novamente teclando com meu amigo brasileiro em inglês (sim, a gente fazia isso mesmo, so pra praticar, kkk) e perguntei se ele nao tinha uns contatos novos pra me dar, pois gostava de conversar com pessoas de fora pra ficar sempre treinando o inglês.
Além de amigo, ele serviu como cupido, pois o email novo que ele me deu foi adivinha de quem??? Sim, do meu noivo! Olha, eu acredito piamente no destino, nao me restam duvidas quanto a isso....
Desde aquele dia, vi que minha vida tinha tomado um novo rumo. Começamos a partilhar tudo, a confiar um no outro e isso ja dura 5 anos! Mas, ao invés da França (sua terra natal), desviamos para o Canada. Ele ja estava pensando em dar inicio ao processo de imigraçao e eu ainda tinha mais 4 anos até terminar a faculdade.... É, depois de 3 greves, meu curso de 4 anos passou pra 6... Mas enfim, eu sobrevivi! : D
Ainda no meio da faculdade fiz minha primeira visita à Montréal e ja morri de amores. Pensamos na possibilidade de eu estudar aqui, com algum convênio da UECE, mas ô ilusao, meu Deus! Eita, que universidade dificil, viu? Falei com mil pessoas, sempre ouvindo um "nao, nao é possivel". Desisti da ideia depois de uma conversa nada amigavel com o responsavel pelos assuntos internacionais (um ser altamente estupido).
Entao partimos pro plano B, que foi o inicio do meu processo de imigraçao. Como ja nao aguentavamos mais ficar meses longe um do outro, enviei toda a minha papelada (abril de 2009) mesmo sem o término da faculdade. O resultado disso foi uma recusa.... Nao satisfeitos enviamos uma carta explicando tudo em detalhes e mais uma vez outra recusa..... Entao aguardei um ano (que foi quando me formei) pra enviar o bendito diploma e finalmente ser elegivel para a entrevista.
Muita gente pergunta assim: "Porque tu nao casou com ele? Ia ser bem mais facil...".
E eu respondo que nao, nao ia alterar em nada e mesmo se alterasse, eu queria fazer isso por conta propria, pra ter a sensaçao de que fui aceita por mim mesma, e nao por ser casada com um residente permanente. Nos dois concordamos que seria bem melhor. Nao tem nada mais prazeroso que sentir o gosto da vitoria depois do seu esforço! Mas claro que contei sempre com o apoio e a ajuda do meu amor.
Bom, pra resumir, porque vi que ja me prolonguei demais, minha entrevista foi um sucesso (toda em francês feita por uma montrealense simpaticissima!). La eu expliquei as razoes pelas quais optei por morar no Québec, tais como: qualidade de vida, sistemas publicos que funcionam, segurança, acesso à cultura, oportunidade de melhorar minha formaçao profissional, entre outras tantas... Ela me aceitou, passei com nota alta, rsrsrs e ainda me deu um F de francofona!!! Nossa, minha felicidade transbordava. Eu, que desde a infância ja gostava de francês sem saber o porquê, me ver qualificada como francofona, foi quase como realizar um sonho antigo. Muuuuuuito bom!
E hoje estou aqui em Montréal (ainda como turista) esperando o meu pedido de exames médicos pra depois pedirem meu passaporte e finalmente carimbarem o tao aguardado VISTO DE RESIDENTE PERMANENTE!
Ufa, chega cansei de tanto digitar. Mas acho que deu pra explicar meus motivos....
Bisous à tous et à la prochaine!!!

6 commentaires:

  1. Ju, sempre tive uma admiração por esse seu lado: "eu quero, eu consigo", que é muito mais forte em vc que em mim, sempre foi, lendo este texto eu entendo ainda mais as suas escolhas e as apóia com ainda mais vontade, vc cresceu mto de uns anos pra cá, por mto tempo nós tivemos meio que uma diferença de idade mesmo sendo gêmeas, vc sabe disso e de uns anos pra cá vc amadureceu mto, às vezes me sinto até meio inútil pq parece q vc não precisa mais de mim pra nada, rsrs mas ao mesmo tempo fico mto feliz por isso. Todas essas conquistas só mostram o tamanho da sua força e me orgulho mto dessa garra, Torcerei por vc sempre, te amo. Mari.

    RépondreSupprimer
  2. Brigada pelo comentario!
    Se eu amadureci, pode ter certeza que vc é uma grande culpada, hehehe!
    E nada a ver esse papo de "nao precisa de mim pra nada". Besta :P
    Tb acho que qd vc quer vc corre atras, so que muitas vzs vc quer muitas coisas ao mesmo tempo, ai fica dificil, hehehehe. Mas mesmo assim, vc acaba conseguindo.
    Tb te amo, tb torcerei por vc sempre! Beijao!!!
    Ju

    RépondreSupprimer
  3. Fiz nova postagem, fiz um link entre meu blog e o facebook, vamos ver se vai ficar saindo automaticamente, deu o maior trabalho, não vi sair, mas coloquei lá nas mensagens, beijos!

    RépondreSupprimer
  4. Eu vi. Ainda nao tive coragem de divulgar o meu, kkkk. Vai, pessoa neurotica!!!! :D
    Bjs

    RépondreSupprimer
  5. Ei Ju!!! Que ótimo esse teu blog!!! Soh assim preu saber como tah sua vida por aih nos mínimos detalhes. Ah, vc falando lah da Uece, me traz boas recordações dos nossos devaneios a respeito de um futuro totalmente incerto, mas que no final acabou sendo brilhante!!! Um grande abraço p ti e vez por outra venho fuçar os seus posts, ok!!?? Naun esquece de fuçar o meu blog tbm, certo???!!!

    RépondreSupprimer
  6. Neto, meu querido!!!
    Bons tempos o inicio da UECE, hein? Ja do fim nao posso dizer o mesmo, hehehe. Lembro tanto da gente quase mortos, loucos pra terminar!!! E terminamos! Fico feliz por vc estar seguindo bem na sua cerreira. Vc merece, meu amigo!!!
    Fucei seu blog e continuarei fuçando, hehehe!
    Beijos!

    RépondreSupprimer