mardi 1 mars 2011

Blackout

Bonjour!
Bem, o dia nao começou tao bom assim hoje...tudo por conta de um blackout!!! Acordamos antes das 6hs e vi que alguma coisa estava errada: o despertador nao mostrava mais as horas...
Também havia muitos carros passando na rua. Mas tao cedo??? Foi entao que percebemos que nao tinha mais energia em casa. Ai,ai,ai. Uma coisa é ficar sem energia no verao (ou em Fortaleza, que é verao em tempo integral). Outra é no inverno.
O frio começou a apertar, ja que nao tinha mais o aquecedor funcionando. Ai minha cabeça começou a funcionar a mil por hora. Nao, imagina, nao sou nem um pouco ansiosa! Eeeeeu???
"E pra tomar banho? Eita, nao vai dar pra tomar café... Tem certeza que tu vai trabalhar hoje? E quando tu voltar, vai estar tudo escuro!!! Como eu vou fazer pra cozinhar? O telefone também parou.... Ai, meu Deus, e agora?"
Jim, na sua calma habitual (que é uma das coisas que eu mais admiro nele, diga-se de passagem e que ainda estou tentando chegar nesse nivel), me tranquilizou, como sempre.
"Ainda deve ter agua quente nos reservatorios, melhor tomar logo banho agora. Tu pode tomar café na padaria da esquina e aproveitar pra usar a internet. Calma, daqui a pouco tudo volta ao normal.... Qualquer coisa tu come no Café Lezard. Realmente, nao vou poder te ligar, mas posso tentar mais tarde pra saber se ja ta tudo ok."
E pronto, em minutos fiquei mais tranquila, embora ainda preocupada comigo e com ele. Ai, Juliana, vê se te acalma, mulher.
Depois que ele saiu pro trabalho, fui la fora pôr o lixo e vi carros da policia e dos bombeiros na esquina e pensei que algo de grave tivesse acontecido. Confirmei isso quando fui na padaria tomar meu precioso café (meu cérebro pedia desesperadamente!!!) e acessei o site da rua, que dizia que um incêndio havia acontecido de madrugada num prédio em construçao e que as chamas ja haviam se propagado a um outro edificio. Uma das primeiras coisas que eu soube quando vim a Montréal é que rola, vez por outra, um incêndio!!! Nem sempre acidental.... Isso pra mim é tao absurdo! Mas por aqui eu vejo que é corriqueiro.
Enfim, a energia voltou quando eu estava quase saindo de casa pra telefonar pro Jim dum orelhao, mais precisamente às 10:15. Ja estava com a mao na maçaneta quando ouvi o tao esperado vruuuum da geladeira. Ô alivio!
Bom, essa foi a "aventura" do dia. Tô feliz em poder fazer as coisas de sempre e ao mesmo tempo triste pelos que tiveram que abandonar suas casas no meio da noite por causa da fumaça e do fogo. Meu nervosismo inicial nem se compara ao que eles sentiram, coitados. Chega até a ser um pouco de egoismo da minha parte...
Mas graças a Deus que ninguém saiu ferido.
Seguem fotos abaixo



3 commentaires:

  1. Nossa, to impressionada, um ponto à menos ao desenvolvimento cultural local, morar em um lugar onde incêndios, principalmente não acidentais são comuns é meio assustador...

    RépondreSupprimer
  2. Montréal tb tem seus defeitos. Nada é perfeito, enfim. Mas eu diria um ponto a menos a segurança local, e nao ao desenvolvimento cultural.

    RépondreSupprimer
  3. É, realmente vc se expressou melhor!

    RépondreSupprimer