lundi 23 janvier 2012

Primeiros passos como residente

Janeiro ta quase acabando e eu ainda nao tinha escrito nada em 2012.... Entao vamos la!
Passada a explosao de felicidade com a conquista da residência permanente (mas sim, ainda estou feliiiiiz!), fui fazer o "basicao" que todo imigrante faz. Quais sao? Assurance sociale, assurance maladie, ouverture de compte bancaire, recherche d'emploi..... Traduzindo: seguro social, seguro saude, abertura de conta em banco, procura de emprego...
Pra fazer o seguro social, foi muito, mas muito simples e rapido. Fui num prédio nao muito longe daqui de casa e no total, devo ter passado uns 40 minutos pra fazer tudo. Entreguei documentos de praxe, aguardei ser chamada, fui muito bem atendida (sera que era o clima de natal?) por uma senhora simpatica e tchau, ja estou "segurada".
No comecinho de janeiro, fui pra Régie de l'Assurance maladie du Québec fazer o seguro saude. Assim que cheguei, a moça (nada simpatica) me mandou descer e aguardar na fila (uma fila enorme, diga-se de passagem...). Tudo bem, acho q daqui a pouco entro, né? Ha,ha,ha... Depois de aguardar uma meia hora pra entrarmos em grupos no elevador, fomos pra o andar de cima (ui, soou macabro, isso) e surpresa: outra fila! Dai que aguardei mais uns 10 minutinhos e finalmente entrei na sala... pra novamente esperar. Tai, um verbo com o qual ja me familiarizei! Mas enfim, apos longos 30 ou 40 minutos, nao sei, me chamaram e fui fazer o tal seguro. Quando me sentei pra falar com o senhor de cara de limao azedo, este se revolta com o tamanho do meu nome (???). Eu disse: Sim, é "Julianà" "Escudeirrrô "Brrravezà" "Silllveirrrà" mesmo. E ele achou aquilo um absurdo, nao ia caber no cartao e bla, bla, bla (parece piada, mas meu nome completo tem 31 letras, sendo q no cartao so entram 30!!!)... E eu falei: Sim, e o q é eu posso fazer? É meu nome. E ele dizendo que geralmente no Brasil as pessoas tinham 2 sobrenomes e nao 3, kkkkk! Eu falei: E qual a soluçao? Eu deleto um sobrenome??? Quase que eu digo: Isso vai deixar vosmecê feliz? Dai que a soluçao do limao foi escrever J Escudeiro Braveza Silveira. Prazer, me chamo J. Eu simplesmente tô cag..... e and...... pra isso. Nao vai me prejudicar em absolutamente nada. É so no cartao.... Disse um "ta certo" e sai linda e loira. Ele ficou la, com aquela cara azeda dele.
Proximo passo foi abrir uma conta bancaria. Tranquilo, praticamente na esquina de casa, bastava andar uns 5 minutos. Cheguei la com a papelada, falei com a moça (eu ja tinha hora marcada pra isso) e subi. Aguardei pouco tempo e um rapaz foi me atender. Uma simpatia de pessoa. Também pudera, ja viu algum hispânico antipatico e falando pouco? Eu nunca! Nos falamos o tempo inteiro em francês. Eu até pensei em dizer assim: "Fala em espanhol que eu respondo em português". Mas depois que ele me pediu licença pra atender um telefonema e começou a "desembestar" o espanhol dele eu desisti. Entendo patavina dessa lingua! Ficamos no francês, que é mega mais facil (pra mim). Dai que ele falou igual uma metralhadora, mostrando todas as vantagens do banco e tal, eu so no "u-hum", pq detesto esse papo de banco e no final "Alguma duvida? Sei que falo demais, mas por isso mesmo, acho q ja respondi tudo." E eu "huuumm, quando chega o meu cartao?"
No quesito emprego, ja tenho o CV pronto e uma lista de escolas onde posso trabalhar futuramente. Mas pra isso, tenho q ter uma permissao de ensinar. Ou entao eu ensino em escolas de idiomas, CÉGEPs ou ateliês. Como vou viajar, pretendo mergulhar na fase 'trabalho' no fim de fevereiro. O medo bate, é verdade, pois o desafio é grande. Mas o que seria da vida se nao fossem os medos, né? Medo, todo mundo sente, todo mundo enfrenta, senao nao esta vivendo.
E é isso. Parte burocratica, ok! Em seguida, parte pratica! Até mais!

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire