lundi 25 avril 2011

La langue française



Pois é....
Hoje vou mostrar um pouco como tem sido meu aprendizado dessa lingua tao bonita que é o francês.
Fazer curso e ter diploma nao é o mais importante com certeza. Ir ao exterior também nao é garantia de que  você vai falar em duas semanas. O segredo é PRATICAR, nao interessa com quem. Agora, tem um detalhe. Ouça um nativo! Por mais que você so fale com brasileiros, ouça e tente imitar ao maximo a fala de um nativo.
No inicio, eu tinha muita, mas muita vergonha de falar em publico, porque nao queria ficar gaguejando na frente de todo mundo. Mas é assim que se aprende.... Se você nao tenta, nao evolui e fica na mesma.
Hoje eu posso dizer que falo, entendo, me comunico, sim. Nao falo como um nativo e nunca falarei, isso é impossivél. Mas o importante é compreender e ser compreendido. Ainda tenho muito a aprender, mas ja evolui bastante.
Quando escuto a TV ou uma conversaçao de vizinhos, por exemplo, me sinto à vontade em dizer que domino o assunto, mesmo que alguns detalhes "passem batido". Como estudei o francês padrao (da França), ainda percebo uma variaçao enorme quanto ao sotaque "québecois", que eu gosto muito também.
Uma das diferenças mais marcantes pra mim é o som do "d" e do "t", que aqui eles pronunciam como um "dz" e "ts". Por exemplo: "ordinateur = orDZinateur", "artiste = arTSiste".
Outras sao o "r" e o "-oi". Mais exemplos: "chanteur = chanteuRRR (bem enrolado)", "moi = moÉ". E, claro, o uso excessivo do "là", que nem eles sabem explicar, hahahahahaha.
Mais ou menos isso. So da pra entender melhor ouvindo mesmo.
Isso pra mim é fantastico, enriquecedor. Nao sei se um dia estarei falando assim, parecido com os quebequenses, mas por enquanto posso dizer que adoro essa lingua, com a pronuncia que for.
Fica aqui meu recado pra quem tem alguma intençao de estudar o francês!
À plus!  ;)

2 commentaires:

  1. Ju, comecei o francês, lá na Cultura (UFC), mas parei no terceiro semestre, só por questões de tempo mesmo. Mas eu amaaaava!!! É uma língua língua mesmo, e trés chic, né?
    Ainda vou fazer de novo, um dia...
    Bjs,
    LuTTY

    RépondreSupprimer
  2. É linda sim, Lu!!! Eu adoooooro! Dou maior apoio pra vc recomeçar ;)
    Bjs!

    RépondreSupprimer