mercredi 2 janvier 2013

Primeira experiência profissional (a continuaçao), férias no Brasil e segunda experiência profissional. / Première expérience professionnelle (la suite), vacances au Brésil et deuxième expérience professionnelle.

Nao escrevo ha um bom tempo. Resolvi retomar hoje. Nao sei se é porque ta tudo parado aqui em Montréal ou se porque a vontade so pintou agora mesmo.

Minha primeira experiência profissional aqui no Canada foi boa. Minhas alunas tinham muita vontade de aprender e eram dedicadas. Tive alunas de paises diferentes (Haiti, Camaroes, México, Bulgaria, Colômbia e  Romênia). Praticamos a conversaçao em lugares interessantes da cidade (mercado, parque, porto, jardim botânico...). Os niveis eram variados, mas conseguimos manter os assuntos o tempo todo. Pra resumir, foi um periodo curto, mas que contribuiu pra minha auto-estima e pra das minhas alunas também.

Depois dessas aulas, comecei a fazer voluntariado numa instituiçao como tutora. Minha funçao é de ajudar crianças a aumentar o interesse pelo aprendizado, a ter prazer em estudar. Sou responsavel por um menino de 11 anos, filho de chineses, que nasceu no Equador e esta crescendo aqui no Québec, ou seja, 3 culturas numa so pessoa. Fascinio pra mim! Depois de pouco tempo indo pra la, decidi trabalhar com a tutoria.

Depois de alguns telefonemas, consegui uma entrevista e amanha ja tenho meu primeiro treinamento no novo emprego! Em breve falarei aqui de mais detalhes.

Agora, nossas férias! Eu e o Jim passamos 3 semanas em Fortaleza e voltamos ontem pra casa. Trajeto cansativo, mas estada cheia de emoçoes.

Tinhamos muitos motivos pra ir ao Brasil. O primeiro de todos, claro, rever a familia e conhecer a mais nova integrante: Beatriz, nossa sobrinha linda e encantadora de apenas 4 meses que ja mora em nossos coraçoes! Ja no aeroporto, vimos que ela tem a personalidade forte, rsrsrsrs. Ficamos apaixonados :)

Os outros motivos foram rever os amigos e o Sol. Sim, ele fez falta, hahahaha. Fazia tempo que nao usava um biquini, rsrsrs. 

Rever minha irma, seu marido, minha mae, minha avo, meu tio, meu irmao e meu primo nao tem preço. É bom demais. Descobri que morar longe tem seu lado ruim por motivos obvios, mas tem uma grande vantagem também. Sempre que nos encontramos, amadurecemos. De ambas as partes. Quando olho pro passado (nao tao distante) e pra hoje, vejo que muita coisa melhorou. E isso é o que importa. Sempre que formos e voltarmos, tera choro, saudade, raiva, alegria, enfim, sentimentos misturados. Mas o principal é a evoluçao. E morar longe contribuiu bastante pra isso. Mesmo que a gente passe por altos e baixos (o que é natural), o que fica é positivo.

Quero agradecer mais uma vez minha familia e amigos pelos excelentes momentos juntos. E em breve, nao sei quando, mas vai passar rapido, estaremos ai de novo!

Até a proxima!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ça fait longtemps que je n'ai pas écrit. J'ai décidé de reprendre aujourd'hui. Je ne sais pas si c'est parce que tout est calme à Montréal ou si c'est juste l'envie qui est venue.

Ma première expérience professionnelle ici au Canada a été bonne. Mes élèves étaient avides d'apprendre et ont travaillé fort. J'ai eu des étudiantes de différents pays (Haïti, Cameroun, Mexique, Bulgarie, Roumanie et Colombie). On a pratiqué la conversation dans des endroits intéressants de la ville (marché, parc, port, jardin botanique ...). Les niveaux étaient variés, mais on a réussi à maintenir les sujets tout le temps. Bref, c'était une période courte, mais c'était important pour mon amour-propre et celui de mes élèves aussi.

Après ces cours, j'ai commencé le bénévolat dans une institution comme tutrice. Mon travail consiste à aider les enfants à améliorer l'intérêt pour l'apprentissage, de prendre plaisir à étudier. Je suis responsable d'un garçon de 11 ans, fils de parents Chinois, qui est né en Equateur et grandit ici au Québec. Ça veut dire 3 cultures en une seule personne. Fascinant pour moi! Après y être allée quelques fois, j'ai décidé de travailler avec le tutorat. 

Après quelques coups de téléphone, j'ai eu un entretien et demain j'ai déjà ma première formation pour mon nouvel emploi! Bientôt, je vais donner plus de détails ici.

Maintenant, nos vacances! Jim et moi avons passé 3 semaines à Fortaleza et on est rentré chez nous hier. Un chemin pénible, mais un séjour plein d'émotions.

On avez beaucoup de raisons d'aller au Brésil. Première chose, revoir la famille et rencontrer le membre le plus récent: Beatriz, notre belle et charmante nièce qui n'a que 4 mois mais est déjà dans nos cœurs! Déjà à l'aéroport, on a vu qu'elle a une forte personnalité, hahahaha. On est tombé amoureux d'elle :)


Les autres raisons pour aller au Brésil, c'était de rencontrer de vieux amis et voir le soleil. Oui, il nous a manqué, hahahaha. Ça faisait longtemps que je n'avais pas mis un bikini, :D

Revoir ma soeur, son mari, ma mère, ma grand-mère, mon oncle, mon frère et mon cousin n'a pas de prix. C'est trop bon. J'ai trouvé que vivre loin a son côté mauvais pour des raisons évidentes, mais il a aussi un grand avantage. Chaque fois qu'on se rencontre, on mûrit. Des deux côtés. Quand je regarde le passé (pas si lointain) et aujourd'hui, je vois que beaucoup de choses se sont amélioré. Et c'est ce qui importe. Chaque fois qu'on y va et qu'on rentre, il va avoir des larmes, de la colère, de la joie, de la "saudade", enfin, des sentiments mélangés. Mais le principal, c'est l'évolution. Et vivre loin a contribué à cela. Même si on passe par des hauts et des bas (ce qui est normal), ce qui reste est positif.

Je remercie encore une fois ma famille et mes amis pour des bons moments ensemble. Et bientôt, je ne sais pas quand, mais ça va passer vite, on sera là-bas!

À la prochaine!

























3 commentaires:

  1. Oi Juliana! Eu tava pesquisando uns blogs e acabei achando o teu...e fiquei impressionada como a gente têm umas coisas em comum! Bom, vou me apresentar...me chamo Samanta, sou de Fortaleza, acabei de imigar pro Québec como residente permanente, moro em Montréal, também sou casada com um françês e como vc, tb namorei a distância.... fiz meus estudos no Brasil, longe dele! qdo li tua descrição das idas e vindas, encontros e despedidas de aerporto..até me emocionei pq conheço bem o que é isso! Adorei ter encontado teu blog e conhecer a tua história! E saber q nao sou a única q acredita em amor à distância e em batalhar pra construir um futuro junto em algum outro lugar! E foi assim q a gente veio parar em Montréal! P.S: eu tb já adorava um monte de coisas da França sem nem mesmo conhecer! rsrs!!!

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Ola Samanta! Que legal uma conterranea me encontrar assim por acaso! Incrivel nossos pontos em comum, viu? Faz qt tempo q vc chegou em Montréal? Seja bem-vinda ao meu blog. Nao escrevo com muita frequencia, mas assim que posso (e que surge inspiracao) to por aqui. Abracos!! :)

      Supprimer
  2. Oi Juliana! Eu tava pesquisando uns blogs e acabei achando o teu...e fiquei impressionada como a gente têm umas coisas em comum! Bom, vou me apresentar...me chamo Samanta, sou de Fortaleza, acabei de imigar pro Québec como residente permanente, moro em Montréal, também sou casada com um françês e como vc, tb namorei a distância.... fiz meus estudos no Brasil, longe dele! qdo li tua descrição das idas e vindas, encontros e despedidas de aerporto..até me emocionei pq conheço bem o que é isso! Adorei ter encontado teu blog e conhecer a tua história! E saber q nao sou a única q acredita em amor à distância e em batalhar pra construir um futuro junto em algum outro lugar! E foi assim q a gente veio parar em Montréal! P.S: eu tb já adorava um monte de coisas da França sem nem mesmo conhecer! rsrs!!!

    RépondreSupprimer